Vitória / ES - quinta-feira, 08 de dezembro de 2022

Dor no Ombro

MARCAR CONSULTA        

(27) 3208-2017 / 99252-7362

Dor no Ombro 


A dor no ombro é a segunda queixa mais comum nos consultórios de Ortopedia, perdendo apenas para a dor na coluna. Pode ocorrer em qualquer idade, afetando homens e mulheres, esportistas ou sedentários. 

Por se tratar de uma articulação que é usada na maioria dos movimentos do dia-a-dia, as dores no ombro acabam limitando inclusive tarefas mais simples.

Embora tenham apresentações semelhantes, essa dores podem ter causas diversas, sendo importante um diagnóstico preciso para a definição da conduta ideal para cada caso.

O tratamento da dor no ombro evoluiu muito nos últimos anos. Avanços nos medicamentos, na fisioterapia e na cirurgia, possibilitaram uma melhor abordagem das doenças e maior eficiência para sua resolução. Destaca-se, nesse contexto, o desenvolvimento da cirurgia artroscópica, que tem permitido que cada vez mais doenças possam ser tratadas de uma forma menos invasiva. Fundamental, no entanto, é a avaliação e o acompanhamento por um especialista em ombro e cotovelo.

Síndrome do Impacto do Ombro

É um conjunto de sinais e sintomas que indicam que os tendões do ombro estão sendo comprimidos entre o acrômio (osso mais superior do ombro) e a cabeça do úmero (osso do braço). Esse impacto, como é chamada essa compressão, ocorre principalmente no movimento de elevação (levantar o braço), e causa dor ao redor do ombro ou, muitas vezes, na região lateral do braço.

Tendinite / Bursite / Manguito Rotador

Quatro tendões circundam e fecham a articulação do ombro e, em conjunto, são conhecidos como manguito rotador. Sobre esses tendões existe uma fina bolsa protetora, chamada bursa. A inflamação da bursa é denominada bursite, e a inflamação dos tendões, tendinite.

Capsulite Adesiva do Ombro

É uma doença que causa dor e rigidez no ombro, sendo também conhecida como 'ombro congelado'. O problema acontece na cápsula articular do ombro, que se torna inflamada e contraída (daí o nome 'capsulite'), gerando dor e limitação de movimentos.


Artroscopia do Ombro

A artroscopia é uma técnica de cirurgia na qual a articulação é visualizada através de uma câmera de vídeo, sendo necessárias apenas mínimas incisões na pele (em geral, menores do que 1cm). 

O desenvolvimento desta técnica tornou a cirurgia do ombro mais simples e eficiente, com possibilidade de tratar grande parte das lesões nessa articulação, especialmente aquelas relacionadas à síndrome do impacto e à luxação do ombro. 

Além da câmera de vídeo (artroscópio), são utilizados instrumentos específicos, como, pequenas brocas (‘shaver’), um tipo de bisturi elétrico (‘radiofreqüência’), e âncoras (pequenos parafusos com fios de alta resistência), dependendo do procedimento. 

Os tratamentos mais realizados por artroscopia no ombro são o reparo de tendões (ruptura do manguito rotador), a retirada de esporões e saliências ósseas (acromioplastia), e o reparo de lesão labral (em geral relacionada a luxação do ombro). 

Infelizmente, nem tudo pode ser tratado por artroscopia, sendo essencial a avaliação criteriosa de um médico especialista para uma indicação precisa, garantindo, assim, um bom resultado final.



* Dr. André Garcia é Ortopedista, Especialista em Ombro e Cotovelo, e atende em Vitória e Vila Velha (ES).

  

Dr. André da Costa Garcia  l  CRM-ES 010357  l  RQE 6506

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Membro da Sociedade Latino-Americana de Ombro e Cotovelo

Membro Internacional da American Academy of Orthopaedic Surgeons


Consultório

Rua José Alexandre Buaiz, 190 - Ed. Master Tower, sala 421 - Enseada do Suá - Vitoria/ES  CEP 29050-545

Hospital Unimed Vitória

Rua Marins Alvarino, 365 - Itararé - Vitória/ES CEP 29047-660

Vila Velha Hospital

Rua Moema, S/N, Quadra 41 - Divino Espírito Santo, Vila Velha/ES CEP 29107-250

Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES)

Rua Gastão Roubach, S/N - Praia da Costa - Vila Velha/ES CEP 29101-030

andregarcia.med.br

(27) 3208-2017 / 99252-7362

*Especialista Certificado SBOT, SBCOC, CFM, CRM-ES, CNRM-MEC